VARICOCELE

A varicocele, também denominada varizes escrotais, é caracterizada pela dilatação das veias que drenam o sangue testicular. Surge normalmente na puberdade, a partir dos 12 anos de idade. Para definir o diagnóstico precoce desta anormalidade, é muito importante o acompanhamento médico do adolescente desde cedo, com avaliação do urologista.

 

A presença de varicocele está associada a alterações na circulação de sangue nos testículos, causando dano testicular progressivo.  Além de comprometer a fertilidade, é também motivo frequente de dor na região.

 

A varicocele é a principal causa tratável de infertilidade masculina. Encontra-se presente em 15% dos homens e em aproximadamente 40% daqueles com infertilidade primária (que nunca tiveram filhos). A avaliação é feita com exame de ultrassom e espermograma (análise do esperma).

 

A cirurgia para correção destina-se aos adolescentes com redução das dimensões testiculares e aos homens adultos que desejam ser pais e que tenham comprometimento na qualidade do esperma.

 

Técnicas de microcirurgia são muito eficientes e oferecem melhora significativa na qualidade dos espermatozoides nos homens operados. Homens com varicocele e que possuem análise de esperma normal não são candidatos ao tratamento cirúrgico.

 

Faça a sua avaliação, marque uma consulta em uma das unidades Uroway.