EXAME DE PRÓSTATA

normal-vs-enlarged-prostate.jpg

A próstata é uma pequena glândula, que faz parte do sistema reprodutor masculino. A próstata situa-se abaixo da bexiga e na frente do reto. A próstata auxilia a produção do líquido seminal que é eliminado pelo pênis quando o homem ejacula. Além disso, a uretra prostática que atravessa a próstata, como um túnel, transporta a urina no momento da micção.

 

A próstata aumenta de tamanho com o avançar da idade e, dessa forma, pode produzir sintomas urinários que sempre deverão receber atenção médica. Os principais sintomas são dificuldade para eliminar a urina, urgência e diminuição do jato de urina.

 

As principais doenças relacionadas ao crescimento da próstata são as infecções (Prostatites) e o aumento benigno da próstata (Hiperplasia benigna).

 

O câncer de próstata é caracterizado pela presença de células cancerígenas no interior da glândula. As células cancerígenas podem surgir na próstata, anos antes do surgimento dos primeiros sintomas. Por esta razão, os exames de próstata são recomendados precocemente, mesmo que o homem esteja assintomático. Indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata devem ser examinados a partir dos 40 anos de idade. Aqueles que não possuem histórico familiar de câncer de próstata devem ser examinados a partir dos 45 anos. Estima-se que 16% dos homens norte-americanos terão o diagnóstico de câncer de próstata durante suas vidas.

 

No momento da consulta, o médico vai fazer algumas perguntas relacionadas à micção. É muito importante informá-lo se você consegue esvaziar bem a bexiga e se o jato de urina esta normal. O exame de toque retal é muito importante. Com este exame, o médico consegue estimar o tamanho da próstata, além de detectar nódulos que são sinais do câncer de próstata.

 

Alguns exames poderão ajudar a detectar algum problema da próstata e normalmente são o próximo passo após a consulta. O PSA (um exame coletado em amostra de sangue) é um teste que deve ser realizado anualmente. Encontra-se aumentado em algumas doenças da próstata, principalmente nos casos de câncer. A biópsia da próstata é um exame feito com anestesia, no qual, pequenos fragmentos da próstata são retirados e analisados em laboratórios especializados. Os exames de fluxometria, ultrassonografia e estudos urodinâmicos também poderão ser solicitados pelo urologista, considerando os sintomas e sinais exibidos pelo paciente.

 

Fonte: SBU - Sociedade Brasileira de Urologia