top of page

Disfunção erétil:
TRATAMENTO COM ONDAS DE CHOQUE DE BAIXA INTENSIDADE

ondas-de-choque-zaragoza-crop-u140821.jpg

O tratamento com ondas de choque com baixa potência promove bons resultados algumas semanas após o início

As mudanças no estilo de vida, como a busca por uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, representam recursos importantes para os homens que desejam melhorar seu desempenho sexual.

 

Os medicamentos de uso oral, normalmente administrados de 30 a 60 minutos antes do ato sexual, também são muito eficazes e trazem um inquestionável benefício no tratamento dos homens com disfunção erétil.

 

Contudo, mesmo com as mudanças no estilo de vida e com o uso dos medicamentos via oral, muitos homens não conseguem restabelecer a função sexual desejada.

 

Nesses casos, um médico pode oferecer outras formas de tratamento, representadas pelo uso de medicamentos injetáveis. Um medicamento a base de prostaglandinas (hormônio sintético) e em forma de gel pode ser injetado dentro da uretra (canal que transporta a urina) minutos antes do encontro. Esse gel é capaz de aumentar o enrijecimento do pênis. Após aplicar o gel na uretra, o paciente faz uma massagem ou fricção na região, visando espalhar o medicamento para facilitar sua absorção. Porém a administração de medicamentos na uretra pode vir acompanhada de alguns efeitos colaterais, principalmente dor e ardência no local da aplicação.

 

Outro medicamento, denominado TRIMIX, é utilizado na forma de injeção com uma pequena agulha, aplicada dentro do corpo cavernoso na parte lateral do pênis. O TRIMIX deve ser receitado pelo médico urologista e é comercializado exclusivamente sob encomenda, sendo encontrado somente em farmácias especializadas. O paciente que deseja utilizar o TRIMIX deverá fazer a injeção do medicamento instantes antes do ato sexual. Para aprender a fazer a auto injeção, o indivíduo interessado deverá receber treinamento específico oferecido pelo urologista de sua confiança.

 

A utilização de ondas de choque de baixa intensidade representa o mais recente, interessante e promissor recurso terapêutico, oferecido aos pacientes com dificuldades de ereção. Nesse tratamento, as ondas de choque promovem uma revitalização (angiogênese) nos tecidos do corpo cavernoso do pênis, restaurando sua circulação sanguínea. O tratamento com essa valiosa e eficiente técnica pode promover bons resultados algumas semanas após o seu início, representando uma medida recomendável aos homens que desejam recuperar sua função sexual. A aplicação das ondas de choque possui propriedades sinérgicas podendo ser oferecida como forma exclusiva e isolada de tratamento ou também pode ser empregada simultaneamente naqueles indivíduos que já usam os medicamentos orais ou injetáveis.

 

O uso das ondas de choque associado às outras formas de tratamento (medicamento oral ou injetável) pode ser uma excelente estratégia terapêutica, com obtenção de melhores resultados em curto espaço de tempo.

A frequência de aplicações de ondas de choque é de uma a duas sessões semanais. Esse tratamento pode ter duração de dois a quatro meses. Essa modalidade de tratamento é segura e não provoca danos nos corpos cavernosos. Estudos recentes da literatura médica demonstram que os benefícios do tratamento com ondas de choque iniciam-se com cinco semanas de tratamento e prolongam-se durante até dois anos.

 

Alguns fatores como mudanças nos hábitos dietéticos, retorno às atividades físicas, adequação do uso de medicamentos e o tratamento de moléstias intercorrentes como diabetes, sobrepeso, aumento do colesterol e hipertensão, são medidas imprescindíveis para melhorar a performance sexual para que o paciente possa alcançar os resultados esperados. Também salientamos a importância de você conversar com o seu urologista e informar-se corretamente antes de escolher seu tratamento definitivo.

 

A equipe UROWAY reúne médicos urologistas capacitados, que oferecerão o apoio e recursos necessários, visando à segurança e eficiência no seu tratamento.

 

Fonte: SBU - Sociedade Brasileira de Urologia

bottom of page